sábado, 29 de agosto de 2015

Semana da cidadania

Olá pessoal, eu de novo, fiquem ligados !

Essa quinta-feira (27) no Colégio Madre Iva nos preparamos para a semana da cidadania que irá começar segunda-feira (31/08) com o término no dia 11 de Setembro. A nossa preparação consistiu em assistir um documentário: Brasil 8.069 que argumentava sobre a redução da maioridade penal, mostrando como são os hábitos, a alimentação, o tratamento e o ensino fornecidos pelo Estado aos jovens, fazendo-nos refletir mais sobre nossa posição.









As matérias de geografia, história, sociologia, filosofia e português estão nos dando suporte para que possamos entender tudo sobre a semana da cidadania cujo tema será "redução da maioridade penal", um assunto polemico que precisa ser discutido.


DOCUMENTÁRIO:

https://www.youtube.com/watch?v=OZEG-JtK7ZY

Músculos e seus mistérios !

Olá pessoal !

Hoje vamos falar sobre os músculos, que estão muito presentes no nosso cotidiano. Usamos nossos músculos desde que nascemos e vamos usar até a nossa morte! Aposto que muitos de vocês gostariam de saber como funciona seu movimento,crescimento quando praticamos esportes e musculação! E hoje irei tirar todas essas suas dúvidas !


Função dos Músculos:

  • São responsáveis pela metade da massa corporal de uma pessoa saudável.
  • A locomoção e movimentação de partes do corpo.
  • A circulação do sangue nos vasos sanguíneos
  • Deslocamento do alimento no tubo digestório.
  • Mantem as peças ósseas unidas
  • Assegurar a postura do organismo
Podemos comparar os músculos com motores que transformam a energia dos nutrientes em força.

Sistema muscular:

Formado por feixes de células alongadas denominadas fibras musculares especializadas na contração. Os filamentos são formados por fibras de actina e miosina.


  • Músculos : elementos ativos
  • Ossos:  elementos passivos
Músculos existentes:

-Músculos estriado esquelético: São os músculos do movimento puros aos ósseos. Suas células possuem fibras de estreas transversais. Movimento é voluntario. Musculatura forte e resistente.
-Músculo liso: Formado por células sem restrições e mais delicadas. O movimento é involuntário. Compõe as vísceras (estomago, útero, fígado...)
-Músculo estriado cardíaco: Misto de células que compõem o tecido do coração. Movimento involuntário.


Movimentos para os músculos:
Os nervos estão conectados e comunicam seus sinais através de sinapses. O movimento de um músculo envolve duas vias nervosas complexas: a via nervosa sensitiva até o cérebro e a via nervosa motora até o músculo. Esse circuito é composto por doze etapas básicas, as quais são indicadas a seguir:


  1. Os receptores sensitivos da pele detectam as sensações e transmitem um sinal ao cérebro.
  2. O sinal é transmitido ao longo de um nervo sensitivo até a medula espinhal.
  3. Uma sinapse na medula espinhal conecta o nervo sensitivo a um nervo da medula espinhal.
  4. O nervo cruza para o lado oposto da medula espinhal.
  5. O sinal é transmitido e ascende pela medula espinhal.
  6. Uma sinapse no tálamo conecta a medula espinhal às fibras nervosas que transmitem o sinal até o córtex sensitivo.
  7. O córtex sensitivo detecta o sinal e faz com que o córtex motor gere um sinal de movimento.
  8. O nervo que transmite o sinal cruza para o outro lado, na base do cérebro.
  9. O sinal é transmitido para baixo pela medula espinhal.
  10. Uma sinapse conecta a medula espinhal a um nervo motor.
  11. O sinal prossegue ao longo do nervo motor.
  12. O sinal atinge a placa motora, onde ele estimula o movimento muscular. 
Crescimento dos músculos:

O músculo ao fazermos academia ,  ele cresce como uma forma de defesa do organismo.
Pois , quando você faz um treino de força, por exemplo, está na verdade estressando as fibras musculares. Depois do treino, o corpo começa a recompor essas fibras. Se, depois de dois dias, você volta a forçar o mesmo músculo, o processo de recomposição é reiniciado. Só que o corpo entende que aquele músculo precisa ser mais forte, maior, para aguentar a carga à qual está sendo submetido. Ou seja, o músculo não cresce quando estamos malhando, e sim quando estamos descansando. 
Mito: Muitas pessoas que fazem musculação acham que a gordura é transformada em músculos, e isso não é verdade. Embora a musculação ajude a queimar gordura,principalmente com os exercícios aeróbicos (correr, caminhar, pedalar) , a gordura é eliminada e não transformada em músculos.


Espero ter ajudado!!

Feito por: Lucas 

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Expansão marítima europeia - Idade Moderna

Olá pessoal !
Essa parte do blog vai abordar assuntos que estudamos em sala de aula , e de uma forma mais breve compartilharemos com vocês.
Hoje vamos falar um pouco de História, e o assunto é a expansão marítima europeia, que iniciou-se na Idade Moderna.





Portugal - Pioneiro nas navegações, fatores:


- Já tinha centralizado seu poder / Rei absolutista e economia mercantilista;
- Localização geográfica favorável;

- Burguesia próspera;

- Escola de Sagres, que formou os principais navegadores e desenvolveu os estudos marítimos;

- Tinha uma estratégia para encontrar uma nova rota marítimo-comercial que ligasse a Europa às Índias, o Périplo africano, que consistia em dar a volta pelo sul da África para viajar em direção ao oriente (Índias).


Assim, Portugal estava numa condição favorável para produzir novas embarcações e formar grandes navegadores.

Principais expedições e datas:
1492 - Cristóvão Colombo chega á América, achando que chegou ás Índias;
1494 - Tratado de Tordesilhas que dividiu as terras situadas até 370 léguas a leste de Cabo Verde pertenciam a Portugal, e as terras a oeste dessa linha pertenciam a Espanha:
·         Parte Oriental-Portugal
·         Parte Ocidental-Espanha
1498 -Vasco da Gama atinge as Índias (Calicute);
1500 - Pedro Álvares Cabral chega a América Portuguesa.



Espero que tenham gostado! E aguardem o próximo tema.
 Beijos Eduarda!   

Polícia procura por mais corpos em Trípoli, na Líbia

Barcos de pescas estão sendo utilizados na busca por mais corpos, após dois navios de imigrantes emborcarem na Costa Líbia nesta quinta-feira (27).

Cerca de 200 pessoas se afogaram, enquanto tentavam ir de Trípoli (Líbia) até a Itália.
Entre as vítimas incluíam siríacos, bengalês e habitantes da África subsaariana.
A polícia na Itália reteu 10 suspeitos por tráfico depois que 52 pessoas foram encontradas mortas no porão de um navio saído da Líbia na quarta-feira (26).
A ACNUR (O Alto Comissariado das Nações Unidas para os refugiados) diz que mais 2.500 pessoas morreram tentando chegar na Europa até agora em 2015, sem incluir as mortes do dia 27.
A guarda costeira líbia trabalhou durante a madrugada de quinta para sexta, na procura de sobreviventes da tragédia.
Porem a Líbia é pouco equipada para cuidar das operações de resgates já que os barcos da guarda costeira são pequenos.

Escrito por: Eduardo E Julia 

Conheça os livros mais pedidos no vestibular

A Hora da Estrela.
Obra de Clarice Lispector.
Irei colocar um trechinho dessa história pra vocês ficarem com vontade de quero mais. Colocarei também alguns questionários que caem em vestibulares e a trajetória da Clarice Lispector. Espero que vocês gostem.

Em seu romance, Clarice criou um narrador fictício, que relata a vida da jovem nordestina Macabea, que ao mesmo tempo reflete sobre os sonhos, manias e os conflitos internos da garota.

 “Nessa historia, o narrador conta a história de Macabéa, jovem alagoana de 19 anos que vive no Rio de Janeiro. Órfã, mal se lembrava dos pais, que morreram quando ela era ainda criança. Foi criada por uma tia muito religiosa e moralista, cheia de superstições e tabus, os quais ela passou para a sobrinha.

Essa tia também tinha certo prazer mórbido em castigar Macabéa com cascudos na cabeça, muitas vezes sem motivo, além de privá-la de sua única paixão: a goiabada com queijo na sobremesa. Assim, depois de uma infância miserável, sem conforto nem amor, sem ter tido amigos nem animais de estimação, Macabéa vai para a cidade grande com a tia.
Apesar de ter estudado pouco e não saber escrever direito, Macabéa faz um curso de datilografia e consegue um emprego, no qual recebe menos que o salário mínimo. Após a morte da tia, deixa de ir à igreja e passa a repartir um quarto de pensão com quatro balconistas de uma loja popular.
Macabéa cheirava mal, pois raramente tomava banho. À noite, não dormia direito por causa da tosse persistente, da azia — em virtude do café frio que tomava antes de se deitar — e da fome, que ela disfarçava comendo pedacinhos de papel.

A moça tinha hábitos e manias que aliviavam um pouco a solidão e o vazio de sua existência. Entretinha-se ouvindo a Rádio Relógio num aparelho emprestado de uma das colegas. Essa emissora informava a hora certa, transmitia cultura inútil e propaganda, sem nenhuma música. A garota colecionava também anúncios de jornais e revistas, que colava num álbum. Certa vez, cobiçou um creme cosmético, que preferia comer em vez de passar na pele.

Era muito magra e pálida, pois não se alimentava direito. Basicamente vivia de cachorro-quente com Coca-Cola, que comia na hora do almoço, em pé, no balcão de uma lanchonete ou no escritório em que trabalhava. Não sabia o que era uma refeição quente. Seus luxos consistiam em pintar de vermelho as unhas, que roía depois, comprar uma rosa e, quando recebia o salário, ir ao cinema, o que a fazia desejar ser estrela de cinema, como Marilyn Monroe, seu grande sonho.”
“Certo dia, o chefe de Macabéa, Raimundo, cansado do péssimo trabalho que ela executava, com textos datilografados cheios de erros de ortografia e marcas de gordura, resolve despedi-la. A reação da garota, de se desculpar pelo aborrecimento causado, acaba desarmando Raimundo, que decide mantê-la por mais um tempo.

Num dia 7 de maio, Macabéa mente dizendo que arrancaria um dente e falta ao trabalho para poder aproveitar a liberdade da solidão e fazer algo diferente. Assim que as colegas saem para trabalhar, ela coloca uma música alta, dança, toma café solúvel e até mesmo se dá ao luxo de se entediar. É nesse dia que conhece Olímpico de Jesus, único namorado que teve.

Não foi um namoro convencional. Olímpico também havia migrado do Nordeste, onde matara um homem, fugindo para o Rio de Janeiro. Conseguira emprego numa metalúrgica, o que dá delírios de grandeza em Macabéa. Afinal, ambos tinham profissão: ela era datilógrafa e ele, metalúrgico. 

Mau-caráter e ambicioso, Olímpico morava de favor no trabalho, roubava os colegas e almejava um dia ser deputado. O passeio dos namorados era sempre seguido de chuvas e de programas gratuitos, como sentar-se em bancos de praça para conversar. Nessas ocasiões, Olímpico se irritava com as perguntas que Macabéa fazia, o que a levava constantemente a se desculpar, pois não queria perdê-lo, apesar de seus maus-tratos.”

Pra vocês ficarem ligados em algumas questões que caem no vestibular:
 (FUVEST) Identifique a afirmação correta sobre A hora da estrela, de Clarice Lispector:
(A) A força da temática social, centrada na miséria brasileira, afasta do livro as preocupações com a linguagem, freqüentes em outros escritores da mesma geração.
(B) Se o discurso do narrador critica principalmente a própria literatura, as falas de Macabéa exprimem sobretudo as críticas da personagem às injustiças sociais.
(C) O narrador retarda bastante o início da narração da história de Macabéa, vinculando esse adiamento a um autoquestionamento radical.
(D) Os sofrimentos da migrante nordestina são realçados, no livro, pelo contraste entre suas desventuras na cidade grande e suas lembranças de uma infância pobre, mas vivida no aconchego familiar.
(E) O estilo do livro é caracterizado, principalmente, pela oposição de duas variedades lingüísticas: linguagem culta, literária, em contraste com um grande número de expressões regionais nordestinas.
O romance A Hora da Estrela tem início com uma série de autoquestionamentos radicais, tanto de caráter pessoal, quanto metalingüístico, feitos pelo narrador Rodrigo S. M. A história de Macabéa começa a se insinuar paulatinamente, até se tornar dominante na narrativa, que, porém, não abandona aqueles questionamentos críticos.

(FUVEST) Ele se aproximou e com voz cantante de nordestino que a emocionou, perguntou-lhe:
— E se me desculpe, senhorinha, posso convidar a passear?
— Sim, respondeu atabalhoadamente com pressa antes que ele mudasse de idéia.
— E, se me permite, qual é mesmo a sua graça?
— Macabéa.
— Maca — o quê?
— Bea, foi ela obrigada a completar.
— Me desculpe mas até parece doença, doença de pele.
Eu também acho esquisito mas minha mãe botou ele por promessa a Nossa Senhora da Boa Morte se eu vingasse, até um ano de idade eu não era chamada porque não tinha nome, eu preferia continuar a nunca ser chamada em vez de ter um nome ue nin uém tem mas arece ue deu certo — arou um instante retomando o fôlego perdido e acrescentou desanimada e com pudor — pois como o senhor vê eu vinguei... pois é...
— Também no sertão da Paraíba promessa é questão de grande divida de honra.
Eles não sabiam como se passeia. Andaram sob a chuva grossa e pararam diante da vitrine de uma loja de ferragem onde estavam expostos atrás do vidro canos, latas, parafusos grandes e pregos. E Macabéa, com medo de que o silêncio já significasse uma ruptura, disse ao recém-namorado:
— Eu gosto tanto de parafuso e prego, e o senhor?
Da segunda vez em que se encontraram caia uma chuva fininha que ensopava os ossos. Sem nem ao menos se darem as mãos caminhavam na chuva que na cara de Macabéa parecia lágrimas escorrendo.
(Clarice Lispector, A hora da estrela)
Neste excerto, as falas de Olímpico e Macabéa:
(A) aproximam-se do cômico, mas, no âmbito do livro, evidenciam a oposição cultural entre a mulher nordestina e o homem do sul do País.
(B) demonstram a incapacidade de expressão verbal das personagem, reflexo da privação econômica de que são vitimas.
(C) beiram às vezes o absurdo, mas, no contexto da obra, adquirem um sentido de humor e sátira social.
(D) registram, com sentimentalismo, o eterno conflito que opõe os princípios antagônicos do Bem e do Mal.
(E) suprimem, por seu caráter ridículo, a percepção do desamparo social e existencial das personagens.

Sobre Clarice:

Clarice Lispector nasceu em 10 de dezembro de 1920 em Tchetchelnik, Ucrânia. Quando tinha cerca de dois meses de idade, seus pais migraram para o Brasil, terra que considerava como sua verdadeira pátria. Em 1924, a família mudou-se para o Recife, onde iniciou seus estudos. Por volta dos oito anos, Clarice perdeu sua mãe. Três anos depois, a família muda-se para o Rio de Janeiro.

Ingressa em 1939 na Faculdade de Direito, e publica no ano seguinte seu primeiro conto, Triunfo, em uma revista. Forma-se em 1943 e casa-se no mesmo ano com o diplomata Maury Gurgel Valente, com quem teve dois filhos. Durante seus anos de casada, mora em diversos países pela Europa e nos Estados Unidos.

Em 1944, publica seu primeiro romance, Perto do coração selvagem, vindo a ganhar o Prêmio Graça Aranha, da Academia Brasileira de Letras, no ano seguinte. Separa-se de seu marido em 1959 e volta para o Rio de Janeiro com seus dois filhos. No ano seguinte, publica seu primeiro livro de contos, Laços de família. 

Em 1967, um cigarro provoca um grande incêndio em sua casa e Clarice fica gravemente ferida, correndo risco inclusive de ter sua mão direita amputada. Porém, após se recuperar, continua com sua carreira literária publicando diversos livros.

Publica em 1977 seu último livro, A hora da estrela, vindo a ser internada pouco tempo depois com câncer. A escritora vem a falecer no dia 9 de dezembro do mesmo ano, véspera de seu aniversário de 57 anos.

Bom, espero que vocês tenham gostado de conhecer um pouco sobre essa história e até aproxima! 
Mayara C.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Leis sancionadas para empregados domésticos no Brasil




Os direitos trabalhistas compõe grande parte solene de uma sociedade. Eles devem garantir que os trabalhadores não sejam explorados pelos empregadores, assegurar seus recebimentos e benefícios, estabelecer um salário mínimo, evitar distinção de salário por cor, raça ou gênero, não deixar o trabalhador desamparado após perder o emprego, oficializar o direito à greve, evitar condições análogas à escravidão, etc. Sendo assim, qualquer mudança que seja nessas leis afeta a vida pessoal e profissional de quem depende de remuneração.
De acordo com a lei trabalhista, quem quiser pedir demissão/demitir tem que dar um aviso prévio de, no mínimo, 30 dias. Porém, o período varia com o acordo entre empregado e empregador. Esse aviso com antecedência pode ser entendido como uma comunicação que antecede o término de um contrato e também serve para garantir não ser pego de surpresa.
Mas hoje, o nosso assunto é sobre o empregado doméstico. Além das leis antigas, foram sancionadas pela Presidenta Dilma Roussef mais 7 leis para serem inclusas nos direitos trabalhistas. Lembrando que, agora, é OBRIGATÓRIO a carteira de trabalho assinada pelo empregador. E as exigências ficaram de seguinte forma:
Jornada de trabalho Deve cumprir a jornada de 8 horas diárias e 44 horas semanais
Salário Tem o direito de receber, ao menos, um salário mínimo ao mês, inclusive quem recebe remuneração variável
Hora extra
A cada hora extra realizada deve ser remunerado com redução da jornada de trabalho em até um ano ou então folga.
FGTS
Tem direito ao depósito do FGTS por parte do empregador, de 8% do salário.
Seguro desemprego
Salário que é pago durante 3 meses.
Seguro contra acidentes de trabalho
Elas recebem  seguro contra acidente de trabalho,
Indenização em caso de demissão sem justa causa Quando o trabalhador é demitido sem justa causa,o empregador deverá pagar uma multa dos 40% de FGTS.Se haver uma justa causa, ele não tem direito a receber os recursos da multa.

Para aqueles que não cumprirem as tais regras, deverão  pagar uma multa ao trabalhador doméstico. O valor da multa varia de R$ 294,00 a R$ 588,00; dessa forma, seria mais barato pagar a multa do que assinar a Carteira de Trabalho e estar dentro da lei. A multa tem o objetivo de estimular.

Escrito por: Carol Morais e Raisa Abreu.

Curiosidades - Répteis

Nas curiosidades desta semana vamos tratar de um assunto que não é do agrado de tantas pessoas, uns os consideram asquerosos e repugnantes, mas querendo ou não são importantes para o ecossistema, estamos falando dos nossos queridíssimos répteis.

1° -  As cobras comem a cada 15 dias. Elas demoram todo esse tempo para comer de novo porque sua digestão é lenta já que elas engolem o alimento inteiro, sem mastigar.

2° - Toda serpente produz uma substância tóxica na boca porém polícias tem a capacidade de injetá-la porque não possuem dentes para isso, o veneno misturado a saliva ajuda na digestão de alimentos.

3° - A cobra real é a maior cobra venenosa do mundo e chega a medir 4 metros de comprimento, uma única picada dessa cobra pode matar um elefante em 4 horas.

4° - A extensão de um bote de uma serpente corresponde a 1/3 do tamanho dela.

5° - Acredita-se que as primeiras lagartixas cosmopolitas( que vivem nas cidades) desembarcaram no Brasil em navios negreiros que partiram da África nos séculos XIV e XIX.

6° - Sem a cauda a lagartixa gasta mais energia, e também fica com o equilíbrio do seu corpo prejudicado correndo risco de cair do teto.

7° - Não existem lagartixas venenosas.

8° - Durante o acasalamento das lagartixas, o macho monta a fêmea e abocanha a nuca ao mesmo tempo entrelaça a sua cauda com a da fêmea, em vez de pênis o macho tem um órgão chamado hemipênis que tema a ponta bifurcada, ele introduz umas dessas pontas de cada vez e depois de mais ou menos dois meses a fêmea gera dois lindos ovinhos.

Essas foram as curiosidades, até semana que vem!
Feito por : Chevs

Agenda Cultural - Teatro

Oi gente! 


Existe algo melhor que curtir seu final de semana fazendo algo diferente? Que te tire da rotina e ainda por cima que te ajude a entender melhor o mundo ao seu redor?

É exatamente isso que essa parte do blog vai te indicar!
Aqui, vamos conversar e dar dicas de diversas peças de teatro ou programações culturais espalhadas por São Paulo.


Hoje, vamos te dar algumas dicas de peças para o final de semana, vamos lá?

Pra você que adora drama, a indicação da semana vai para a peça Dezembro baseada no texto de Guillhermo Calderón: 

A peça é voltada em uma guerra futura estralada por Peru e Bolívia. Em uma noite de natal, três irmãos se juntam para celebrar a noite em um ambiente parecido com um bunker. A peça mostra então, conflitos pessoais e políticos que rodeiam essa família.


Sesc Consolação
Rua Doutor Vila Nova, 245
Vila Buarque- centro.
Ingresso: R$ 6 a R$ 20
De 21/08/2015 até 02/09/2015
Segunda, terça e quarta: 20:30


Agora, se você gosta mesmo de rir e se divertir, a indicação vai para: Caros ouvintes.

Essa divertida história, se passa em 1960, quando as televisões ganham força e os atores de radionovela acabam temendo por suas imagens. Com medo, eles decidem então, produzir uma grande apresentação do lado de fora da rádio que ainda resta.

Rua Doutor Plínio Barreto, 285 (Bela Vista)

28 a 30 de Agosto
Sextas e sábados às 21h30 e domingos às 19h
Classificação: 12 anos










E para encerrar, a nossa indicação vai uma peça que conta o romance entre Frida Kahlo e Diego Rivera. 

 Frida Y Diego narra o casamento e a relação do casal. Uma história de paixão, cumplicidade, drama, reconciliação e todo o amor incondicional presente em suas vidas. A trama se passa entre 1924 a 1953, envolvendo todas as cidades em que viveram e trabalharam.

Teatro J. Safra 

Rua Josef Kryss, 318 (Barra Funda)

Até 27 de Setembro
Sábados, às 21h e Domingos, às 19h
Classificação:14 anos









E essas são as nossas indicações da semana, aqui em baixo vou deixar alguns links de sites e teatros para que vocês possam entrar e dar uma olhadinha em outras peças muito interessantes que estão rolando!
É isso, espero que tenham gostado das dicas e até semana que vem!
Beijos, Thais e Leticia. 



quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Experiência Física - Levantamento de Peso

Olá pessoal,
Hoje vamos mostrar como fazer a experiência do Levantamento de Peso que está relaciona ao conceito de empuxo em Física.

MATERIAIS NECESSÁRIOS :
• Pedras
 Sacola de plástico
• Bacia ( plástico)
• Água

PROCEDIMENTO
A experiência é bem simples, você coloca uma quantidade razoável de pedras dentro da sacola plástica, e coloca a água dentro da bacia.
Feito isso, coloque a sacola com as pedras dentro da bacia, mas não solte a sacola.

RESULTADOS
O que você vai sentir é a sacola mais leve!
E isso vai acontecer pois a água exerce uma força empurrando a sacola para cima, logo temos a sensação de a sacola ficar mais leve. E essa força exercida se chama empuxo.



Feito por: Artur e Leandro








Datas importantes !


Eai galera, nessa parte do Blog vou me encarregar de não deixar ninguém esquecer das datas mais importantes dos vestibulares.



Em São Paulo a USP, UNESP e UNICAMP já abriram suas inscrições. A Universidade de São Paulo abriu suas inscrições no dia 21 de Agosto e vai até 9 de Setembro, seu primeiro exame será realizado no dia 30 de novembro, a segunda fase nos dias 10, 11 e 12 de Janeiro de 2016.



A UNESP dará início a suas inscrições no dia 14 de Setembro e vai até 13 de Outubro, sua primeira fase será no dia 23 de Novembro, a segunda fase será aplicada nos dias 13 e 14 de Dezembro.



Já a UNICAMP deu início a suas inscrições no dia 3 de Agosto e irão se encerrar no dia 3 de Setembro. Sua primeira fase será realizada no dia 22 de Novembro, e sua segunda fase nos dias 17, 18 e 19 de Janeiro de 2016.



Aqui estão as três principais faculdades de São Paulo, mas caso queiram saber sobre outras faculdades acessem este link: http://www.calendariodovestibular.com.br/category/vestibulares-com-inscricoes-abertas/  



Valeu galera, boa sorte. Escrito por Arthur Oliveira.



CRISE HÍDRICA...


"Vamos falar sobre um tema que assola a todos: Crise Hídrica. 
Talvez seja um tema possível de cair no vestibular."

O estado de São Paulo enfrenta, desde o fim de 2014, a maior crise hídrica já registrada. São diversas as áreas que utilizam a água para sua produção, seja a agroindústria, as metalúrgicas ou mesmo as próprias hidrelétricas, onde a energia é produzida. Muitas são as razões apontadas pelos especialistas para tal ocorrência.
A poluição vem alterando o clima e, consequentemente, as chuvas. O tempo seco gera um maior consumo de água, fazendo com que a quantidade diminua ainda mais, pois a água da chuva não irá conseguir repor a quantidade utilizada pela população (14 milhões de pessoas) da grande São Paulo.
Mas segundo uma entrevista realizada na Veja com o meteorologista Augusto José Pereira Filho, professor da USP, a falta de nuvens é a explicação para a seca que atinge a grande São Paulo. Esse fenômeno é causado por fatores como a era geológica em que vivemos e o movimento atmosférico natural do planeta. Trata-se de um ciclo que tem ocorrido a cada cinco ou dez anos, afirma o meteorologista. Entre perguntas e respostas, Pereira Filho prevê com a precisão que a ciência atual é capaz de oferecer, que essa crise se tornará rotina: a próxima deve atingir o Sudeste entre 2019 e 2024.
 Desde 2014 até os dias de hoje, o assunto vem se agravando cada vez mais. A companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), já utilizou água dos sistemas Guarapiranga e Alto do Tietê para abastecer moradores da região. Analisando e concluindo que não estava ajudando a repor a água consumida, foram reduzidos os valores das contas, fazendo com que a população economizasse no consumo. Desde o início de 2015, vigentes da companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo apresentam instalações realizadas pela equipe, obras que permitem a captação do chamado volume morto, (porção de água que fica no fundo do reservatório, abaixo dos tubos que tiram a água e enviam para as estações de tratamento). Dezessete bombas de captação foram instaladas em março, a um custo de 80 milhões de reais, e, a partir de 15 de maio - segundo a Sabesp -, 200 dos 400 bilhões de litros que compõem o volume morto estarão disponíveis para uso.
Segundo outras informações, a única alternativa para o problema do abastecimento pode estar na água que a gente tenta a todo custo esconder e ignorar. Dentro dos tubos de esgoto corre a água que pode matar a nossa sede, diz especialistas em entrevista ao Fantástico. A água deve ser julgada pela sua qualidade, não pelo seu histórico. Nós temos hoje a tecnologia para tratar água de qualquer esgoto e produzir água potável. Eu acho que a única alternativa para São Paulo é reúso, explica o professor de hidrologia da USP Ivanildo Hespanhol.

Ainda que os fatores que acarretam esta crise sejam distintos (mas interligados), é fato que existe uma necessidade de uma nova “consciência ecológica coletiva”, na qual todos os cidadãos repensem suas atitudes diante do consumo, façam uso de sistemas de coleta de água da chuva, reutilizem água para conter os gastos. Somente desta forma podemos tentar contornar os danos que já afetam a população.

Beijinhos Rafa (:

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Forrest Gump

Olá povo,
Nessa parte do blog eu vou falar sobre filmes e seriados que tem um conteúdo legal e informativo. Nada de programas e filmes fúteis, somente aqueles que acrescentarão algo em suas vidas. 
Assim, com tudo explicado, hoje irei falar do filme Forrest Gump, 1994.
Filme norte-americano inspirado no romance de Winston Groom de 1986, conta a historia de Forrest Gump (Tom Hanks), um homem , vamos dizer "especial", que sempre foi rotulado como estúpido e idiota sua vida inteira, mas na verdade enxergava o mundo de uma forma diferente e era bem ingênuo! Sua historia se destaca pois, acidentalmente, Gump participa de vários momentos históricos dos Estados Unidos, como a entrada dos primeiros afro-americanos em uma universidade, a Guerra do Vietnã, o Caso Wategate, entre outros. E toda a vida dele foi motivada por um único motivo, ou melhor, uma pessoa, seu grande amor, Jenny (Robin Wright)
Desenvolvido por um gênero de drama e humor, o filme cativa os espectadores a cada cena, fazendo se apaixonar pelo personagem e sua vida. E também  ao mesmo tempo que se deixa levar pela historia, o espectador aprende um pouco da historia Norte-americana.  
O diretor Robert Zemeckis, que é conhecido por outros grandes filmes como De volta para o futuro, Naufrago, O Voo, Uma cilada para Roger Rabbit, O expresso polar e muitos outros famosos, gosta muito de efeitos visuais e de historias com impacto.
O elenco repleto de estrelas, Tom Hanks como o proprio Forrest Gump, Robin Wright como Jenny, Gary Sinise como o querido Tenente Dan, Mykelti Williamsom como o melhor amigo de Forrest, Bubba e a impecável Sally Field como a Mrs. Gump.
Lançado em 06 de julho nos Estados Unidos, o filme foi bem recebido por críticos e conseguiu arrecadar mais de 677 milhões de dólares ao redor do mundo. O filme rendeu muitos prêmios, como os 6 Oscares incluindo de melhor filme, ator e direção.
Com tudo isso, posso dizer que esse filme vai te encantar e ensinar um pouco sobre a historia dos Estados Unidos.

Forrest Gump e Jenny 





cena épica de Bubba explicando pro Forrest todos os tipos de Camarões!


Bom, por hoje é isso, peguem suas pipocas e bom filme! 
Beijinhos, Sabrina :)